Suposto comprador aplica fraude nos portais Mercado Livre e BomNegócio/OLX

Olá pessoas,

Venho por meio desta notificar uma fraude em que quase caí (mais uma), desta vez tentando vender meu notebook no Mercado Livre.

O golpista chamado, na maioria das vezes como “Gabriel Lucas” ou “Alessandro Balen” pede para fechar negócio nos sites via e-mail normalmente usando os e-mails “jonas5776@airpost.net” ou “glucas847@gmail.com”.

No meu caso, ele disse estar nos EUA e pediu para se comunicar em inglês, mas existem relatos de outras pessoas onde o golpista usou tradutores para se comunicar, denunciando o português falho.

Durante as negociações ele sempre diz precisar enviar o produto para a mãe (filha, irmão ou algum parente) e após solucionar algumas dúvidas e fechar negócio, envia um e-mail falso tentando imitar portais de pagamento como PagSeguro, Paypal ou o próprio MercadoPago. Nesta mensagem o nome do destinatário pode variar mas o endereço é sempre o mesmo:

Nome: Adewole Tolu
Endereço:Sabo motor park
Código Postal: 210271
Cidade: Ogbomosho
Estado: Oyo
País: Nigéria

Desconfiei da procedência desta negociação e resolvi pesquisar o endereço, onde encontrei várias referências para a fraude, inclusive um post bem bacana do colega  do blog “Pausa Dramática“; Você pode encontrar o post clicando aqui.

Também encaminhei este relato para o canal de denúncia da Policia Federal e se você quase caiu ou caiu neste golpe, informe-os imediatamente pelo e-mail: crime.internet@dpf.gov.br

UPDATE (27/11/2015)
E o golpe continua… Já se passou mais de um ano que criei este post e como podem ver o golpe ainda é aplicado da mesma forma. As vezes chego a pensar que existem dificuldades técnicas ou falta de interesse da parte dos portais e da divisão de crimes virtuais da DPF.. 😦

golpe1

UPDATE (07/03/2018)
Dois anos após visitas muitas visitas nesse post e muitos comentários e não se sabe ao certo como os órgãos responsáveis pela nossa segurança online atuam para combater esse tipo de fraude. O que posso relatar é que tanto a SaferNet Brasil e a Policia Federal não dão mais suporte a esse tipo de denúncia. Resta denunciar nas próprias plataformas onde a tentativa de fraude foi detectada.

Mas não descansaremos e espalharemos essas informações para evitar que outros usuários sejam vítima desse tipo de fraude!

Não me cansarei de “enxugar gelo”, (termo muito comum e absurdo que já ouvi para este e muitos outros casos de impunidade no Brasil) não me incomodo de gastar alguns minutos do meu dia reportando esse tipo de coisa.

Abraço a todos! 😉

106 respostas em “Suposto comprador aplica fraude nos portais Mercado Livre e BomNegócio/OLX

  1. Parabéns pela iniciativa , cara! Realmente aqui nesse país de merda td fica impune!! Eu iria cair nesse golpe se não desconfiasse. Fica aí o seu alerta tb!!

    • Obrigado pelo apoio, inicialmente eu havia criado esse blog para documentar meus projetos pessoais e então quase cai nesse golpe e vi que era recorrente então resolvi criar este post que por sinal tem visitas diárias com muitos comentários… estou pensando em voltar o conteúdo deste blog a segurança da informação com dicas para usuários domésticos sobre como se proteger online.

      Infelizmente hoje os órgãos responsáveis pela segurança internet brasileira SaferNet Brasil e Policia federal não dão mais suporte a denúncias de fraude.

      Obrigado pela visita, e vamos continuar lutando para garantir a segurança das nossas compras com nossas próprias mãos.

      Abraço

      • muito obrigado por alertar !! quase cair nesse golpe , uma mulher chamada de Victoria Lucia Akintunde Samuel,
        Nome da Rua: 80, Johnson Street U.I Agbowo,
        Cidade: Ibadan.
        Estado: Oyo
        CEP: 200261.
        Pais: Nigeria
        acabou de me enviar um email suspeito dizendo que meu dinheiro já estava liberado pelo banco dela , era só eu enviar o material .

        fiquei desconfiado e fui pesquizar a respeito . encontrei vcs . graças a Deus e a vcs . obg !

      • ola, eu publiquei recentemente uma camera,e um nigeriano quis comprar via email.
        eu ja percebi que era golpe , o nome do mesmo é ( James samuel ).
        uffa ainda bem que não fiz o envio.

    • Normalmente o comprador falso clica no botão “Comprar” e então você consegue ver alguns dados como o e-mail.. Além da tentativa de fraude as vezes você acaba sendo até taxado. 😦

  2. A min passo se me o mesmo como emcima indicado,tembem achei muito estranho pus me a buscar e realmente era uma burla,tive sorte mas as pessoas deveriam de analisar as contas antes de fazerem quaisqueres transferencias ou pagamentos para outros

  3. eu cai nesse golpe Account Name:Victoria Lucia
    Bank Name : Credit Europe Bank
    Bank Code : CE00931UK
    Account Number : 59254262
    Bank Location : England,UK

    Name: Akintunde Samuel,
    80, Johnson street U.I Agbowo,
    Ibadan,
    Oyo State
    200261,
    Nigeria.

    • Ola, essa mesma pessoa esta falando comigo agora e disse que depositou o dinheiro e eu devo enviar o produto e depois digitalizar o comprovante de envio. Caso isso nao ocorra serei processada e etc.

      • Olá jessika, não caia no golpe!

        Compras somente via MercadoPago e se possível sempre entrega com rastreio dos correios.
        Eu poderia indicar os portais da PF e a SaferNet Brasil a fim de que você registrasse mais uma denúncia mas infelizmente os órgãos parecem não dar mais suporte aos crimes de fraude. 😦 Inclusive preciso atualizar o post com relação a isso…

        Obrigado por compartilhar.

    • cara essa Victoria Lucia está aqui falando comigo !! no email eles querem que eu envie o material .. se eu nao fizer o banco deles vão me processar !!

    • Bom Dia, Essa Victoria Lucia continua nas suas atividades de pilantragem plenamente…. Esta negociando comigo e com meu esposo ao mesmo tempo…Gente cade a policia para rastrear esses pilantras????

  4. Olá, obrigada por compartilhar! Acabei de quase cair nesse golpe e agora o/a golpista usa um email do Europe Bank para dizer que depositou o dinheiro. Porcurei uma forma de denunciar e devo ir fazer um BO em uma delegacia. Muita burocracia, infelizmente.
    Obrigada por fazer sua parte!

  5. Essa pessoa, Victoria Lúcia está falando comigo também. Divulguei uma câmera na Olx e ela me adicionou no whatsapp e veio conversar. Achei muito estranho e decidi pesquisar antes de fechar negócio, ainda bem que encontrei esse blog!!!

    Obrigada por divulgar isso. Me ajudou muito!!!

    Dados da golpista

    Account Name:Victoria Lucia
    Bank Name : Credit Europe Bank
    Bank Code : CE00931UK
    Account Number : 59254262
    Bank Location : England,UK

    Nome: Akintunde Samuel,
    Nome da Rua: 80, Johnson Street U.I Agbowo,
    Cidade: Ibadan.
    Estado: Oyo
    CEP: 200261.
    Pais: Nigeria

    Email dela: victorialucia94@yahoo.com

    Affffff

  6. E continua… agora foi comigo pelo whatsapp. Apresenta-se com o nome de Vitoria e segue o mesmo padrão ja dito.
    Comigo começou a ocorrer em 08/04/2018.
    Dados:

    Victoria Lucia sent you a transfer of (Reais 600.00)

    This money transfer has been removed from your buyer’s Europe Bank™ account and will be successfully credited into your account number 01010191-6 as soon as we receive a scanned copy of the shipment receipt.This step is necessary in order to prevent fraud.

    YOU MUST SHIP the item immediately and reply us with a scanned copy of the shipment receipt, for us to credit the money into your account today. Failure to do so will result in Legal Action!

    PLEASE NOTE: In order to prevent fraud this transaction is fully monitored by the European Crime Police Force, EUROPOL. For more details, you can click here

    This step is important in order to avoid fraudulent transactions.
    Buyers Account Details

    Account Name:Victoria Lucia
    Bank Name : Credit Europe Bank
    Bank Code : CE00931UK
    Account Number : 59254262
    Bank Location : England,UK

    Transaction ID : 9GW755953N953900L

    Whatsapp: +234 907 555 7898

  7. Pessoal, tbm acabei de receber pelo mercado livre um cara com o email cristianbickler@gmail.com , dizendo que é para levar mercadoria para EUA. Mentira, ele me add no zap e o código de país dele é Nigéria.
    Quis efetuar o pagamento através do paypal e o e-mail era falso.
    O celular dele é +234 806 016 7460.
    Cuidado!

  8. Recebi uma oferta de compra de s7 edge na OLX.
    segue os dados

    “Nome suporto: Victoria Lucia
    Telefone: + 234 907 715 4956
    Email: victorialucia94@yahoo.com
    Endereço de envio:
    Name: Akintunde Samuel,
    Street Name : 80, Johnson Street U.I Agbowo,
    City: Ibadan.
    State: Oyo
    Zipcode : 080547,
    Country : Nigéria

    Account Name:Victoria Lucia
    Bank Name : Credit Europe Bank
    Bank Code : CE00931UK
    Account Number : 59254262
    Bank Location : England,UK

    Método de extorsão tentado:
    1- Urgencia na compra
    2 – Disposicao para pagar valor de frete alto para outro pais.
    3 – Fraude quanto ao envio de deposito ao banco enviando um email FRAUDULENTO onde é falado que um banco europeu(alertcustomercareateuropebank@gmail.com) esta em poder do dinheiro que só sera creditado em minha conta após o envio do comprovante de postagem do produto. … um e-mail ate bem feito para um leigo. mas com olho clinico você não cai no golpe. Note que o e-mail do remetente era d gmail. Trecho da mensagem do e-mail fraudulento: “Confirmation of Money Transfer From Victoria Lucia (Transaction ID : 9GW755953N953900L) ***Credit Europe Transfer Notification of Auction Payment..”

    • Quase cai neste mesmo golpe hoje (27/12/18)! Fiz o anuncio na OLX de uma lente fotográfica e um gringo entrou em contato pelo whats.

      1- Tinha urgência na compra. Me contatou na sexta (21/12/18) e queria que eu enviasse já na segunda (24/12/18).

      2- Se ofereceu pra pagar a postagem.

      3- Mandou um e-mail hoje com o mesmo remetente citado acima (alertcustomercareateuropebank@gmail.com) e com o mesmo assunto de e-mail: Confirmation of Money Transfer From Ethan Dempsey (Transaction ID : 9GW755953N953900L) ***Credit Europe Transfer Notification of Auction Payment.

      4- No e-mail pediu para eu enviar o comprovante de ENVIO para dai, ser liberado o pagamento na minha conta. A VÁ
      “YOU MUST SHIP the item immediately and reply us with a scanned copy of the shipment receipt, for us to credit the money into your account today. Failure to do so will result in Legal Action!”

      5- Dados descritos no e-mail:
      Account Name:Ethan Dempsey
      Bank Name : Credit Europe Bank
      Bank Code : CE00931UK
      Account Number : 59254262
      Bank Location : England,UK

      Endereço de envio:
      Name: Akintunde Samuel,
      80, Johnson street U.I Agbowo,
      Ibadan,
      Oyo State
      200261,
      Nigeria.

      Telefone que me contatou no whats: +234 812 839 4835

      Fiquei muito puta com isso.
      Vou divulgar em diversos canais de compra e venda pra ninguém cair nessa roubada.

    • Acabei de receber esse mesmo email, em nome dessa Victoria Lucia,a foto do zap, uma jovem muito bonita, agora sei que é golpe, achei estranho, eu anunciei uma máquina fotográfica na olx. só pra deixar registrado que em 2019 o golpe continua….

  9. O meu é um tal de Christopher Tabon
    Depois de negociar com ele, ele me disse isso..

    Ok, vai oferecer R$2,600 incluindo frete, envie seu e-mail do paypal e o nome,
    para que eu possa fazer o pagamento

    Ai perguntei o LOCAL e ele disse..

    Eu sou um consultor de turismo, atualmente trabalhando na África,
    Lagos nigeria, eu gostaria de enviar o produto para uma ilha de lagos,
    Lagos, Nigéria CEP 2340

    Logo achei estranho e procurei saber sobre…e vi umonte de postagem sobre que seria FRAUDE!!

  10. O GOLPE CONTINUA EM 2019,
    Coloquei um anuncio na OLX, de uma câmera fotográfica, e fui contactada por uma tal de VICTÓRIA LÚCIA, Telefone: +234 907 379 3808 – A FOTO NO ZAP É UMA JOVEM MUITO BONITA. Por 3 dias, me mandou mensagens, se mostrando interessada em fechar negócio. Pediu minha conta e email, pra depositar o valor.
    Hoje a tarde me mandou uma mensagem, dizendo que tinha feito a transferência e se eu tinha recebido um email confirmando o depósito.
    No email dizia:
    ” O valor do produto e o frete”.
    “Esta transferência de dinheiro foi removida da conta Banco Europeu do comprador e será creditado com sucesso no seu número de conta, assim que recebermos uma cópia digitalizada do recibo de transferência. Este passo é necessário para evitar fraudes”.
    VOCÊ DEVE ENVIAR o item imediatamente e nos responder com uma cópia Digitalizada do recibo da remessa, para que possamos creditar o dinheiro em sua conta hoje. Não fazer isso resultará em ação Legal!!
    Atenção: A fim de evitar fraudes, esta transação é totalmente monitorizada pela European Police EUROPOL.
    ENDEREÇO DE ENVIO,
    Enviar Akintunde Samuel, 80
    Johnson Street U.I Agbowo,
    City: Ibadan. State: Oyo – 200261 – Nigeria
    ACHEI ESTRANHO, IMPRIMI O EMAIL.
    FUI ATÉ UMA AGÊNCIA, ME INFORMAR SE PROCEDE ESSE TIPO DE DEPÓSITO.
    CONFIRMADA O GOLPE!!
    RESOLVI COMPARTILHAR AQUI, PRA AJUDAR OUTROS A NÃO CAIR NO GOLPE!!

  11. Mais uma tentativa de golpe da Victoria Lucia:
    De: Europe Bank
    Data: 20 de março de 2019 08:42:40 BRT
    Para: xxxxx@xxxxx
    Assunto: Confirmation of Money Transfer From Victoria Lucia (Transaction ID : 9GW755953N953900L) ***Credit Europe Transfer Notification of Auction Payment.
    You received a Money Transfer™ from Victoria Lucia (victorialucia94@yahoo.com) into your Caixa Econômica Federal Account.
    Hello XXXXX,

    Victoria Lucia sent you a transfer of (BRL 2,300.00)

    This money transfer has been removed from your buyer’s Europe Bank™ account and will be successfully credited into your account number 2354-2 as soon as we receive a scanned copy of the shipment receipt.This step is necessary in order to prevent fraud.

    YOU MUST SHIP the item immediately and reply us with a scanned copy of the shipment receipt, for us to credit the money into your account today. Failure to do so will result in Legal Action!

    PLEASE NOTE: In order to prevent fraud this transaction is fully monitored by the European Crime Police Force, EUROPOL. For more details, you can click here

    This step is important in order to avoid fraudulent transactions.
    Buyers Account Details

    Account Name:Victoria Lucia
    Bank Name : Credit Europe Bank
    Bank Code : CE00931UK
    Account Number : 59254262
    Bank Location : England,UK

  12. isso aconteceu comigo essa semana o cara disse que se chamava jhon que era de manchester mais que estaria na Nigeria para trabalho seminarista. nesta vez eu estava vendendo na olx vou deixar o email que me mandarão sobre o pagamento. vou cortar os meus dados bancarios. observem que o endereco e quase igual ao da publicacão do felipe, o melhor que eu ja sabia desse golpe e nao enviei o produto mais deu vontade de enviar uma pedra pra ele kkkkkk

    Confirmação de transferência de dinheiro de Akande John (ID de transação: 8GW755953N953850Z) *** Notificação de transferência de crédito da Europa do pagamento de leilão.
    Europe Bank

    11:02 (há 7 horas)

    para eu
    From: Europe Bank

    Confirmação de transferência de dinheiro de Akande John (ID de transação: 8GW755953N953850Z) *** Notificação de transferência de crédito da Europa do pagamento de leilão.

    image.png

    Você recebeu um Money Transfer ™ da Akande John (Akandejohn2425@gmail.com) na sua conta da Santander .

    Olá! Anderson Luís de Oliveira,

    Akande John enviou-lhe uma transferência de (BRL 2,202.00)

    Esta transferência de dinheiro foi removida da conta do Banco Europeu do seu comprador e será creditada com sucesso no seu número de conta 01012787-7, assim que recebermos uma cópia digitalizada do recibo da transferência. Essa etapa é necessária para evitar fraudes.

    VOCÊ DEVE ENVIAR o item imediatamente e nos responder com uma cópia digitalizada do recibo da remessa, para que possamos creditar o dinheiro em sua conta hoje. Não fazer isso resultará em Ação Legal!

    ATENÇÃO: A fim de evitar fraudes, esta transação é totalmente monitorizada pela European Police Force, EUROPOL.

    Essa etapa é importante para evitar transações fraudulentas.

    Detalhes da conta de compradores
    Account Name: Akande John
    Bank Name: Credit Europe Bank
    Bank Code: CE00931UK
    Account Number: 59254264
    Bank Location: England,UK

    Detalhes da conta de vendedores
    Nome: Anderson Luís de Oliveira
    Conta: xxxxxxxx-x
    Banco: Santander
    Agencia: xxxx
    Endereço de e-mail: andersonluizoliveira25@gmail.com

    DETALHES DA TRANSAÇÃO

    Número de item Título do item Quantidade Preço Subtotal
    N/A

    Nikon Camera

    1 BRL
    2,000.00
    BRL
    202.00

    (inclui todas as taxas de embalagem do vendedor)

    Seguro de postagem (opcional):
    BRL 0.00

    Total: BRL
    2,202.00

    Nota: Este pagamento é para o item Nikon Camera E também a remessa deve ser feita com o POST REGISTRADO.

    DETALHES DO ENDEREÇO DE ENVIO

    Nome: Akande John
    80, Johnson street U.I Agbowo,
    Cidade: Ibadan,
    Estado: Oyo
    CEP: 200261
    Pias: Nigeria.

    Endereço Status: Confirmado

    Obrigado por usar o banco Credit Europe Transferência de pagamento em leilão!
    A equipe de pagamento em leilão do banco Credit Europe

    Gerente Geral da CEB NV.
    SIR, ONUR UMUT

  13. sorte q li este post vejam:
    Account Name: Steven Paul
    Bank Name : Credit Europe Bank
    Bank Code : CE00931UK
    Account Number : 59254262
    Bank Location : England,UK

    Name: Steven Paul,
    Balogun Ajetunmobi Street U.I Agbowo,
    Ibadan,
    Oyo State
    200261,
    Nigeria.
    Address Status: Confirmed

    Incrível como está se repetindo e as autoridades não fazem nada!!

Deixe um comentário